Dra. Ludmila Rosa

Odontopediatria

A Primeira Visita o contato da criança com a Odontologia deve ocorrer quando os primeiros dentes de leite começam a erupcionar, por volta dos 6 meses de idade.

Se a primeira visita ao dentista de uma pessoa adulta é sempre cercada de dúvidas e ansiedade, isso tende a se agravar para as crianças. É importante que esse momento seja realizado com muita atenção profissional, respeito e segurança. Dessa forma as futuras consultas serão muito mais simples, com pouca intervenção, nenhuma dor e muita informação.

É no primeiro ano de vida que se estabelecem os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e muitas vezes de sucção de chupetas e dedos que, se em desequilíbrio, poderão levar ao aparecimento de cáries e maloclusões.

Ao conhecer bem a criança, seus pais e suas individualidades, o/a Odontopediatra conquista sua confiança e estabelece um elacionamento amigável, respeitoso e definitivo com a família, o que é muito importante para o sucesso do relacionamento profissional.

Prevenir o aparecimento de doenças bucais em crianças é a melhor solução para ter dentes saudáveis quando adultos.

Pais que recebem orientações estão mais preparados para cuidar dos seus filhos e motivá-los quanto à manutenção da higiene bucal durante o seu crescimento, diminuindo o risco dessas crianças desenvolverem doenças como a cárie dentária.

Mesmo o Brasil sendo um dos países com maior número de dentistas no mundo, ainda existem muitas dúvidas em torno dos cuidados relacionados à saúde oral.

Ler sobre o assunto é uma excelente saída.