HEALTHY KIDS 'SWEET ENOUGH' WITHOUT ADDED SUGARS

LUDMILA ROSA - ODONTOPEDIATRA • QUINTA, 4 DE MAIO DE 2017


Fonte: hsph.harvard.edu

O consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcares durante a infância está ligado ao desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo um aumento do risco de obesidade e pressão arterial elevada.

Em uma declaração científica publicada em Circulation, a American Heart Association (AHA) recomenda que as crianças com idades entre dois e 18 anos devem limitar o consumo de açúcar a menos de seis colheres de chá (25 gramas) por dia e as bebidas açucaradas devem ser limitadas a não mais de 240ml (8 oz) por semana. Bebidas açucaradas são um dos principais contribuintes para a epidemia de obesidade, e uma garrafa de 600ml de refrigerante por si só pode incluir mais de 16 colheres de chá de açúcares adicionados. De acordo com a declaração da AHA, as crianças com menos de dois anos não devem consumir quaisquer alimentos ou bebidas com açúcares adicionados.

"Há evidências claras de que os açúcares adicionados, especialmente as bebidas açucaradas, contribuem para a obesidade e outros problemas metabólicos", diz o Dr. Frank Hu, Professor de Nutrição e Epidemiologia da Harvard Chan School of Public Health. "A recomendação da AHA para limitar a adição de açúcar para as crianças é uma estratégia importante para melhorar a dieta das crianças e da saúde em geral. As escolas, os pais, os profissionais de saúde e os políticos devem trabalhar em conjunto para ajudar as crianças a desenvolverem hábitos alimentares mais saudáveis em tenra idade."

As recomendações baseiam-se numa revisão da evidência disponível que examina os impactos sobre a saúde cardiovascular de açúcares adicionados em crianças, incluindo efeitos na pressão sanguínea, lipídios, resistência à insulina e diabetes, doença hepática gordurosa não alcoólica e obesidade. Açúcares adicionados referem-se a qualquer açúcar - incluindo açúcar de mesa, frutose, mel e agave - consumido sozinho, adicionado aos alimentos em casa, ou usado no processamento ou preparação de alimentos e bebidas.

Uma boa estratégia para limitar o açúcar adicionado é uma dieta rica em alimentos minimamente processados, incluindo a abundância de frutas e legumes, grãos integrais, proteínas saudáveis e gorduras saudáveis e escolhendo água sobre bebidas açucaradas e sucos.

Fonte: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/2016/08/23/aha-added-sugar-limits-children