CÉLULAS TRONCO - COLETA ATRAVÉS DO DENTE DE LEITE.

LUDMILA ROSA - ODONTOPEDIATRA · QUARTA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2018

Os dentes de leite deixaram de ser somente uma fase marcante na vida do seu filho, pois são também uma importante fonte de Células-Tronco.

A polpa do dente de leite é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células tronco.

Essas células são denominadas células-tronco mesenquimais multipotentes, e as pesquisas demostram que ela têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de células.

Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa dentária destaca-se pelo fato de serem imunocompatíveis, isto é, podem servir não só para o doador mas também para toda a família. A obtenção da mesma é um processo não invasivo e que pode feito durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos.

Quando o dente estiver esfoliando (mole) realiza-se em consultório a retirada do dente (extração) e a sequência de procedimentos necessários para o armazenamento do dente junto ao Centro de Criogênica. Uma vantagem é que consistem em células jovens e de excelente qualidade e quantidade.

Por serem jovens e imaturas, possuem uma grande capacidade de se transformarem em muitos tipos de tecidos que formam nosso organismo (pele, nervos, ossos, músculo liso, cartilagem, gordura, entre outros), regeneram órgãos e tecidos lesados promovendo maior longevidade e qualidade de vida.

O seu uso terapêutico vem sendo largamente estudado em centros de pesquisa do mundo todo.


Por: Dra. Ludmila Rosa
Odontopediatra
CROSP 61.170