Dra. Ludmila Rosa

11 2539-6828

Saiba mais

Como fazer a higiene da boquinha do seu filho

Por: Ludmila Rosa

odontopediatra

Publicado em: 14/05/2009


Especialista em odontopediatria, Ludmila Rosa, tira as dúvidas das mamães e explica a maneira correta de fazer a higiene da boca e garantir saúde e bem- estar para as crianças

É importante pensar em higiene bucal da criança desde o momento do seu nascimento. As gengivas dos bebês devem ser massageadas e a cavidade bucal limpa pelo menos uma vez ao dia, utilizando-se gaze e água filtrada e fervida. Se possível deve ser realizada sempre no mesmo horário, para criar o hábito.

“Crianças de dois a três anos gostam e querem fazer a "escovação" sozinhas. Essa atitude deve ser estimulada e respeitada, acrescentando-se apenas a necessidade de ser supervisionada pelos responsáveis, devido a pouca habilidade motora nessa faixa etária. Todos os dentes devem ser limpos, em todas as suas faces, inclusive nas áreas próximas a gengiva”, explica a odontopediatra.

A escovação deve ser feita com suavidade usando uma escova dental com cabeça pequena, cerdas extra macias com extremidades arredondadas, estreitas e com boa empunhadura. No comércio, existem várias escovas destinadas às fases específicas do desenvolvimento infantil.

Deixar o pequeno ver os adultos escovarem os dentes estimula a imitação. As crianças de pouca idade aprendem a escovar os dentes simplesmente observando seus pais e familiares.

Para as crianças mais novas é recomendado o uso de creme dental sem flúor, utilizada em pequenas quantidades. Ensine seu filho a cuspir a pasta porque mesmo sendo muito gostosa, ela não é um alimento. É importante guardá-la fora do alcance das crianças.

O fio dental também pode ser útil dependendo da distância entre os “dentinhos”. Outro hábito que deve ser instalado é o de escovar a língua, para isso o ideal é usar raspadores específicos.

“A higiene deve ser realizada sempre após as refeições principais. E a noturna é a principal para que não fiquem resíduos de alimentos (ou leite) durante a noite”, conclui Ludmila.